INFECÇÕES URINARIAS
INFECÇÕES URINÁRIAS O QUE É Infecção bacteriana do canal urinário causada, na maioria das vezes, pela bactéria E. coli. A mulher está muito mais sujeita a esse tipo de infecção do que o homem por ter a uretra mais curta. A uretra é o canal que leva a urina da bexiga para fora do corpo. Estima-se que metade das mulheres desenvolve infecção urinária ao menos uma vez na vida. A infecção atinge a bexiga, geralmente, dando origem a cistite. Se não tratada rapidamente pode também pode afetar os rins. O QUE CAUSA Relações sexuais são a causa mais comum. A atividade sexual intensa aumenta a chance de uma mulher contrair infecção do trato urinário, bem como o uso de diafragma e a gravidez. Outros fatores de risco são: infecções anteriores, idade avançada, menopausa, pedra nos rins, diabetes, complicações imunológicas e tendência genética. PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS Quando a bactéria se instala na uretra aumenta a sensação de vontade de urinar, seguida de ardência e dor no canal urinário. Os sintomas podem incluir febre, urina leitosa e com odor acentuado. Sangue misturado à urina também é comum de acontecer. Quando as bactérias infectam os rins, os sintomas podem incluir febre fica alta, dores nas costas, do lado do rim infectado, náusea e vômito.
INFECÇÕES URINÁRIAS PREVENÇÃO Estudo recente, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, sugere que a ingestão de suco de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa etc.) e de iogurte reduzem as chances de uma mulher contrair infecção na bexiga (cistite). As frutas vermelhas contêm substâncias que limitam a ação das bactérias. A pesquisa também informa que alimentos à base de queijos e leites fermentados com lactobacilos vivos, assim como o creme azedo tipo sour cream podem prevenir a infecção do trato urinário, desde que não atuem outros fatores de risco como a diversidade de parceiros sexuais ou hábitos de higiene precários.
TRATAMENTO O tratamento da infecção urinária se baseia em antibióticos, antitérmicos quando há febre e ingestão de água, muita água, que ajuda a lavar o canal urinário das bactérias. Nos casos mais simples o uso de antibióticos limita-se a apenas três dias. Quando a infecção atinge os rins o tratamento com antibióticos pode durar até duas semanas. Diante da suspeita de infecção do trato urinário, procure um médico. A prescrição do antibiótico pode ser feita sem exames quando a infecção é detectada no início, e localizada. Em presença de mais sintomas, será necessário um exame de urina para detectar o tipo de bactéria que está proliferando. Nos casos mais avançados, o médico poderá solicitar exames de sangue, ultra-som do trato urinário, cistoscopia, raios-X dos rins, da uretra e da bexiga. O não-tratamento pode levar a infecção para os rins e existir, muitas vezes, a intervenção cirúrgica.
INFECÇÕES URINÁRIAS DISTÚRBIOS HORMONAIS INFECÇÕES VAGINAIS INFECÇÕES URINÁRIAS prevenção tratamento tratamentos alternativos INFLAMAÇÃO PÉLVICA ENDOMETRIOSE MIOMA OVÁRIOS POLICÍSTICOS VISITA AO GINECOLOGISTA ROTINA DE EXAMES CUIDADOS COM O ÚTERO ATENÇÃO AOS SEIOS PRECAUÇÕES COM A PELE [VOLTAR PARA HOME] TRATAMENTOS ALTERNATIVOS O que é recomendável fazer para aliviar os sintomas de ardência e dor quando a infecção está começando, e que pode impedir que ela se complique: Beber muita água e tomar suco de frutas vermelhas frescas, principalmente nas primeiras 24 horas do aparecimento dos sintomas. Os líquidos ajudam a diluir a urina e podem eliminar as bactérias que estão provocando a infecção. Urinar com freqüência, procurando sempre esvaziar completamente a bexiga. Não usar diafragma, que pode comprimir a uretra e impedir o completo esvaziamento da bexiga. Entrar em uma banheira de água bem quente ou usar compressa quente sobre


